O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, disse que terá esta sexta-feira uma resposta da direção nacional da PSP sobre o alegado pedido de imagens à RTP e que só depois se pronunciará sobre o assunto.
Corpo do artigo
"Quando tiver essa resposta pronunciar-me-ei sobre aquilo que constar da averiguação que pedi à PSP", disse Miguel Macedo aos jornalistas à chegada a Lamego, onde esta sexta-feira de manhã participou nas Conferências do Douro Sul.
O governante ordenou quinta-feira que a direção nacional da PSP faça uma "averiguação exaustiva" e com "caráter de urgência" ao alegado pedido de imagens à RTP.
Miguel Macedo afirmou aos jornalistas ter considerado que esta matéria merece esclarecimento, acrescentando não pode falar "com base no desconhecimento dos factos e dos procedimentos que foram seguidos" pela PSP.
"Quando me pronunciar será com base naquilo que de facto aconteceu, a partir dos procedimentos que foram seguidos na PSP", sublinhou.
Questionado se tinha conhecimento do pedido de imagens, o ministro da Administração Interna respondeu: "não tinha, nem tenho de ter".
A administração da RTP emitiu na quarta-feira um comunicado no qual afirma que os "responsáveis da direção de informação facultaram a elementos estranhos à empresa" imagens dos incidentes ocorridos a 14 de novembro, dia da greve geral, em frente ao parlamento e adianta que foi aberto um inquérito.
Na sequência desta polémica, o diretor de informação da RTP, Nuno Santos, anunciou a sua demissão do cargo, rejeitando essa acusação.
Num esclarecimento divulgado após notícias sobre a alegada cedência pela RTP de imagens da manifestação do passado dia 14, a PSP refere que "não possui, nem nunca teve na sua posse, quaisquer imagens dos operadores televisivos que não sejam as emitidas pelos diversos canais dessas televisões".