Um homem de 59 anos morreu, este sábado, vítima de infeção por "legionella". O número de pessoas contaminadas subiu para 66, estando 50 no hospital de Vila Franca de Xira, e as outras 16 em vários hospitais de Lisboa.
Corpo do artigo
Os responsáveis de Saúde estão reunidos para analisar a situação, devendo ser transmitida uma posição oficial sobre este tema por volta da hora de almoço, sendo possível a convocação de uma conferência de imprensa ou a emissão de um comunicado.
"Os casos são todos oriundos de Vila Franca", sublinhou esta fonte oficial, afastando assim a hipótese de contaminação múltipla em vários pontos da zona da Grande Lisboa.
Na sexta-feira deram entrada no Hospital de Vila Franca de Xira 27 pessoas com queixas do foro respiratório, tendo mais tarde aquela unidade hospitalar confirmado tratar-se de infetados com a bactéria "legionella".
Em declarações à Lusa, o diretor-Geral de Saúde, Francisco George, disse que, "ao que tudo indica", os casos de infeção por "legionella" circunscrevem-se ao concelho de Vila Franca de Xira.
Das 27 pessoas internadas em Vila Franca de Xira, sete estavam nos Cuidados Intensivos e Intermédios, sendo que uma destas estava "ventilada". "É o que está pior", referiu fonte oficial do Hospital Reynaldo dos Santos.
A bactéria "legionella" é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infeção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.