Oito barras marítimas estão fechadas à navegação, esta quarta-feira, devido à previsão de forte agitação marítima, de acordo com a informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.
Corpo do artigo
A Marinha indica que as barras de Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Esposende, Aveiro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto estão fechadas devido ao mau tempo, prevendo-se ondas que podem chegar aos 10 metros.
As restantes barras marítimas de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontram-se abertas.
Por causa do mau tempo e forte agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou toda a costa portuguesa sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro até às 12 horas de sexta-feira.
O IPMA colocou também o arquipélago dos Açores (entre as 12 e as 6 horas de sexta-feira) e da Madeira (12 e as 12 horas de sexta-feira) sob aviso amarelo por causa da agitação do mar.
Quanto ao resto do país, o IPMA colocou sob aviso laranja os distritos da Guarda e Castelo Branco e a amarelo os de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto e Viseu devido à previsão de queda de neve.
O arquipélago dos Açores vai estar também sob aviso laranja e amarelo por causa do vento e chuva até às 3 horas de quinta-feira.