Uma petição assinada por 10 milhões de pessoas em todo o mundo a exigir que os países reunidos em Copenhaga consigam um acordo ambicioso foi hoje entregue aos organizadores da conferência sobre alterações climáticas.
Corpo do artigo
A petição, lançada no âmbito da campanha de mobilização sobre o clima "TckTckTck", que reúne mais de 200 organizações, foi entregue ao primeiro-ministro dinamarquês Lars Loekke Rasmussen e à ministra do Clima e presidente da conferência Connie Hedegaard.
Também o secretário executivo da convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, Yvo de Boer, recebeu a petição, refere um comunicado das entidades que promoveram a iniciativa.
Para as organizações, o número de assinaturas ilustra o apoio a um acordo para as alterações climáticas.
Connie Hedegaard e Lars Loekke Rasmussen receberam também uma pequena construção Lego para lembrar-lhes a necessidade de "capitalizar os desenvolvimentos positivos destas últimas semanas", depois dos anúncios de compromisso dos EUA, da China e da Índia.
"As fundações estão lá, o que falta é a vontade política", defendem os promotores da campanha.
A campanha "TckTckTck", nome que recorda o tic-tac do tempo que passa, foi lançada pela Greenpeace com 226 organizações parceiras em todo o mundo.