A proposta já constava do último relatório da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância, em 2007, e é reforçada no relatório que esta organização independente de avaliação e supervisão no domínio dos direitos humanos divulga esta terça-feira.
Corpo do artigo
À semelhança do que foi feito nos últimos anos em 25 serviços públicos, entre os quais a PSP e em muitas câmaras municipais, esta organização do Conselho da Europa recomenda que todas as forças policiais equacionem contratar mediadores socioculturais, em particular da comunidade cigana, como forma de "contribuir para melhorar significativamente as relações entre os seus agentes e os grupos vulneráveis".
A ECRI cita relatos de Organizações Não Governamentais que indicam que as violências policiais de caráter racista se intensificaram nos últimos cinco anos. E mostra-se "muito surpreendida com a modéstia" dos números das queixas apresentadas contra agentes policiais: 31 entre 2006 e 2012, tendo 15 determinado um processo penal ou disciplinar.
Ler mais na versão e-paper ou na edição impressa