A época dos Nobel 2010 começa na segunda-feira em Estocolmo com a entrega do prémio da Medicina e terminará com o da Paz, que este ano deverá originar menos surpresas que a escolha de Barack Obama em 2009.
Corpo do artigo
O Nobel da Paz, que será anunciado em 8 de Outubro, é, juntamente com o da Literatura, o mais esperado todos os anos.
O presidente dos Estados Unidos recebeu o Nobel da Paz em 2009 quando ocupava a Casa Branca há menos de um ano e numa altura em que as forças militares norte-americanas estavam destacadas no Iraque e no Afeganistão. Esta escolha originou várias críticas contra o Comité Nobel norueguês.
Para o director do Instituto de Pesquisa para a Paz de Oslo, Kristian Berg Harpviken, este ano o prémio deverá ser menos controverso, uma vez que a escolha de Obama “teve o efeito de uma bomba”.
“A minha intuição diz-me que a escolha do candidato pelo Comité será, seguramente, um pouco mais tradicional que o do ano passado”, disse esta semana à imprensa.
Nos últimos anos, a tendência foi alargar o campo de atribuição do prémio, incluindo áreas menos convencionais como a do ambiente e a luta contra as alterações climáticas. Os defensores da não-violência, do desarmamento, dos direitos humanos e da democracia são as escolhas ditas "tradicionais".
O comité norueguês recebeu 237 candidaturas, um número recorde, que incluem dissidentes chineses e os criadores da Internet.
Mas Berg Harpviken não acredita que o comité escolha um dissidente chinês, perspectiva que suscitou esta semana advertências de Pequim.
Em contrapartida, aquele responsável considerou que o prémio poderá ser entregue à militante afegã dos direitos humanos Sima Samar, à rádio Voz Democrática da Birmânia, com sede em Oslo, ou ao Tribunal Especial para a Serra Leoa.
O Nobel da Paz será anunciado em Oslo na próxima sexta-feira, enquanto que os da Medicina, Física, Química e Economia serão conhecidos, respectivamente, a 04, 05, 06 e 11 de Outubro, em Estocolmo, onde nasceu Alfred Nobel.
A Academia Sueca, como é hábito, não anunciou a data de atribuição do prémio de Literatura, limitando-se a assinalar que será entregue numa quinta-feira de Outubro.
Nas disciplinas científicas nenhum candidato se evidencia, mas normalmente são dominadas por investigadores norte-americanos.
Em 2009 teve dois grandes vencedores: os norte-americanos, com 11 laureados em 13, e as mulheres, com o número recorde de cinco premiadas, incluindo a primeira em Economia.
O prémio, de dez milhões de coroas suecas, 1,09 milhões de euros, pode ser dividido por um máximo de três laureados.
Os prémios serão formalmente entregues em 10 de Dezembro, com o Nobel da Paz a ser entregue em Oslo e os restantes em Estocolmo, numa cerimónia presidida pelo rei Carl XVI Gustaf.