Presidente cessante espera que Sindicato dos Jornalistas continue a defender profissão
O presidente cessante da direção do Sindicato dos Jornalistas, Alfredo Maia, disse esperar que o sindicato "continue o seu caminho" de "defesa dos direitos e garantias dos jornalistas" com a nova equipa.
Corpo do artigo
A Lista B, uma das duas concorrentes à liderança do Sindicato dos Jornalistas (SJ) e encabeçada por Sofia Branco, ganhou a eleição que se disputou na quinta-feira, com 378 votos, tendo a Lista A, liderada por Alfredo Maia, recolhido 264 votos.
Em declarações à Lusa, o presidente cessante do SJ, Alfredo Maia, contou que tinha felicitado a presidente eleita e disse esperar que "o sindicato continue o seu caminho de reforço da organização e de defesa dos direitos e garantias dos jornalistas".
O dirigente sindical afirmou ainda esperar que a nova equipa que vai ficar à frente do SJ "contribua para uma informação de qualidade, responsável e assente num quadro ético de grande responsabilidade".
A presidente eleita na quinta-feira para a direção do SJ, Sofia Branco, disse à Lusa que conta com a colaboração da anterior direção do SJ: "O primeiro telefonema que fiz foi ao presidente cessante da direção [do sindicato], Alfredo Maia, com quem já conversei e a quem pedi que connosco colaborasse e ele disse que assim o faria", relatou.
Questionado sobre se pretende colaborar com a nova direção sindical, Alfredo Maia respondeu: "Sou associado do SJ e, sempre que foi entendida útil a minha colaboração, dei-a na medida das minhas condições e das minhas possibilidades. Sou militante sindical, continuarei naturalmente a participar na vida sindical, incluindo nas assembleias gerais."