A Autoridade Nacional de Proteção Civil colocou, este domingo, as regiões do continente em alerta laranja, até às 8 horas de segunda-feira, na sequência da chuva intensa, vento forte e agitação marítima. Entre as 9 horas e as 18 horas deste domingo, registaram-se 623 ocorrências, como quedas de árvores, inundações e quedas de estruturas.
Corpo do artigo
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 623 ocorrências, este domingo, entre as 9 horas e as 18 horas, devido ao mau tempo, a maioria nos distritos de Lisboa (97), Coimbra (77) e Setúbal (64).
O mau tempo, que desde as 15 horas elevou para alerta laranja todas as regiões do continente, levou ao corte de cinco estradas no distrito de Aveiro por causa de inundações e de vários troços da estrada nacional 338 no distrito Guarda/Castelo Branco por causa da neve.
No distrito de Santarém, a proteção civil cortou 10 vias que ficaram submersas por inundações.
Duas linhas de comboio foram interrompidas devido ao mau tempo, a linha da Beira Alta no distrito de Viseu devido à queda de uma árvore e a linha da Ponte 25 de Abril devido a ventos fortes no tabuleiro da ponte.Também na Ponte 25 de Abril, o trânsito foi condicionado devido à intensidade do vento.
O alerta laranja traduz "situações de perigo, com condições para a ocorrência de fenómenos invulgares que podem causar danos a passoas e bens, colocando em causa a sua segurança".
Nesta situação, o dispositivo de proteção civil e socorro "reforça as medidas" com o objetivo de "garantir um estado de prontidão elevado para a intervenção".
"As pessoas devem manter-se vigilantes e informar-se permanentemente sobre a situação, inteirando-se dos possíveis perigos" e adotarem "as medidas de prevenção, precaução e auto-proteção indispensáveis" e não se colocarem em situações de risco, refere a ANPC.
A ANPC alertara já para as possíveis situações de "precipitação forte", sobretudo nas regiões do litoral, com o vento a soprar forte a muito forte, podendo atingir os 130 quilómetros/hora, além de agitação marítima "muito forte", com as ondas a poderem chegar aos 10 metros de altura.
Também este domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 10 distritos de Portugal Continental em aviso vermelho devido à intensidade do vento.
Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra vão estar sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, por causa das fortes rajadas de vento, entre as 20 horas deste domingo e as 2 horas de segunda-feira.
Para os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, o período estipulado situa-se entre as 21 horas deste domingo e as 3 horas de segunda-feira.