Oito pessoas foram detidas e pelo menos 10, entre as quais sete agentes, registaram ferimentos leves na sequência dos confrontos registados ao final da noite de quarta-feira na Puerta del Sol, em Madrid.
Corpo do artigo
O balanço foi feito pela Polícia espanhola, que explica que os detidos são acusados de atentado contra agentes da autoridade ou de desordem pública, devendo prestar declarações hoje.
Na quarta-feira, a polícia carregou sobre manifestantes que participavam num protesto contra os gastos públicos na visita de Bento XVI a Madrid, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Os organizadores do protesto acusam a polícia de responsabilidade pelos incidentes por não terem assegurado que a Puerta del Sol estava livre de peregrinos quando a manifestação passasse no local.
Só quando já havia empurrões e trocas de palavras e gritos entre os dois grupos é que a polícia estabeleceu um cordão de segurança mas, então, já estava instalada a confusão e a tensão na Puerta del Sol.
Uma tensão que foi aumentando até ao momento em que a polícia decidiu 'limpar' a praça, obrigando os manifestantes, com bastonadas, a recuar para as ruas de acesso à praça.
