Ligeiras descidas de temperatura deverão ser sentidas no próximo fim de semana, mas, a partir de segunda-feira, espera-se uma "subida significativa da temperatura do ar", informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Corpo do artigo
Num comunicado com a previsão do estado do tempo até ao próximo dia 25, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) dá conta da passagem de um sistema frontal pelo noroeste da Península Iberica que será responsável pela descida da temperatura no próximo fim-de-semana.
Para sábado são previstos "períodos de muita nebulosidade até meio da manhã no litoral oeste" e a "possibilidade de ocorrência de chuviscos" acompanhados por uma pequena "descida da temperatura máxima".
O céu deverá passar a pouco nublado, no domingo, altura em que se espera uma "ligeira subida da temperatura".
Por sua vez, a partir da próxima segunda-feira, "um anticiclone localizado sobre a França, Península Ibérica e Norte de África, e uma massa de ar muito quente e seco" será responsável pelo regresso do calor intenso, originando uma "subida significativa da temperatura do ar".
As temperaturas deverão manter-se elevadas até dia 24, em especial no interior. Para os dias 20 e 21, estão previstas máximas superiores a 35ºC, na generalidade do território, podendo, no interior do Alentejo, ultrapassar os 40ºC.
"Os valores da temperatura mínima serão também elevados, superiores a 20ºC em todo o território, ultrapassando mesmo este valor nas regiões do interior", adianta o comunicado.