A Google e o Facebook estão interessados em comprar a "startup" israelita de navegação por satélite Waze. A corrida pela aplicação pode levar a uma guerra de ofertas entre as duas gigantes americanas.
Corpo do artigo
A empresa israelita que detém o serviço que utiliza sinais de satélite para gerar mapas e dados relacionados com o trânsito para utilizadores de smartphones pode, no entanto, decidir permanecer independente.
Os "wazers", como são conhecidos os utilizadores do Waze, podem reportar as condições do trânsito que encontram, de forma a que outros utilizadores possam saber se a circulação nas estradas está a ser feita com tranquilidade ou se existem engarrafamentos. Além disso, a aplicação disponibiliza ainda informações sobre o preço da gasolina, multibancos e locais de refeições na proximidade.
A possibilidade do Waze fornecer informações de trânsito em tempo real, através da cooperação dos utilizadores, despertou o interesse do Facebook e da Google, entre outras empresas, como por exemplo, a Apple.
No pedido de desculpas de Tim Cook sobre os mapas da Apple, o diretor executivo da empresa americana considerou o Waze um excelente serviço de mapas. A aplicação tem atualmente mais de 47 milhões de utilizadores e venceu o prémio de "Best Connected Product" na cerimónia dos Webby Awards 2013, realizada durante esta semana.
O Waze está disponível para os sistemas Android e iOS.