A aplicação Carplay, da Apple, e a OAA, da Google, são ferramentas que, ainda este ano, estarão disponíveis no mercado dos chamados carros inteligentes.
Corpo do artigo
O sistema Carplay permitirá a ligação de um iPhone a um automóvel que tenha tecnologia compatível. Desta forma, será possível controlar a reprodução de música, as chamadas, as mensagens e a navegação através de comandos verbais do condutor. Várias marcas já anunciaram o lançamento de carros compatíveis com a Apple. É o caso da Ferrari, Mercedes, Honda e Hyundai.
O projeto da Google pretende também levar o sistema Android aos carros da General Motors, Audi, Honda e Hyundai já este ano. O Open Automotive Alliance é uma tecnologia desenvolvida para carros que conduzem automaticamente, com a disponibilização de um serviço de mapeamento.
Vários fabricantes têm também desenvolvido a suas próprias tecnologias, como é o caso da Ford.
A popularização dos carros inteligentes com conexão à Internet prende-se também com questões de segurança. A Bélgica, por exemplo, pretende que, até 2015, todos os automóveis tenham o sistema eCall, que executa uma chamada automática para os serviços de emergência em caso de acidente.