A Google lançou, esta terça-feira, o Youtube Portugal, uma versão local do site de partilha de vídeos mais popular do mundo.
Corpo do artigo
Oito anos após o lançamento do YouTube surge a versão portuguesa do site, que dá destaque aos conteúdos nacionais e oferece uma melhor experiência ao utilizador. A pesquisa de vídeos de origem portuguesa será mais fácil e os vídeos relacionados também serão nacionais.
Durante o lançamento do YouTube Portugal, que decorreu esta manhã no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, José Antonio Martínez-Aguilar, responsável pelas operações da Google em Portugal, destacou a importância desta nova plataforma para os anunciantes, criadores de conteúdos e parceiros, que poderão criar produtos dirigidos ao mercado nacional.
Potenciar a relação entre produtores de conteúdos e anunciantes é, aliás, um dos grande objetivos desta plataforma localizada, que oferece vários formatos publicitários de acordo com o público alvo que se pretende atingir. A Zon Multimédia inaugurou o espaço publicitário da primeira página da plataforma, com publicidade ao filme "Assalto à Casa Branca".
Através de parcerias com o YouTube.pt, os criadores de conteúdos também podem obter lucros com a publicidade colocada nos seus canais.
Esta aposta da Google em Portugal vem na sequência da estratégia da empresa de oferecer produtos próximos do utilizador. Com a criação da versão portuguesa, o YouTube passa a estar localizado em 56 países e disponível em 61 idiomas.
Segundo dados da consultora comScore, citados pelos responsáveis da Google, o YouTube tem cerca de 3,3 milhões de utilizadores em Portugal, o que significa que cerca de 70% dos internautas portugueses acedem a esta plataforma de partilha de conteúdos.
Com esta nova aposta, a Google também espera chegar a mais portugueses. "A experiência que temos tido nos outros países tem revelado que esta proximidade faz aumentar o número de utilizadores", disse, ao JN, Marisa Toro, responsável de comunicação da Google para Portugal e Espanha.