<div>A tecnologia não para de surpreender e da Índia vem uma nova criação: um smartphone para cegos. O primeiro dispositivo com botões táteis vem colmatar uma falha no mercado tecnológico que até agora, para invisuais, só tinha com aplicações. Veja o vídeo.</div>
Corpo do artigo
Sumir Dagar é, em colaboração com o Indian Institute of Technology Delhi, o criador do primeiro "smartphone" em Braille, ideia que surgiu quando Dagar percebeu que nem todos tinham acesso aos "smartphones", segundo o "Times of India".
Equipado com uma grelha com botões que formam letras em Braille, a criação de Sumir Dagar representa um avanço na tecnologia para pessoas invisuais e permitirá ler os ecrãs dos dispositivos inteligentes.
[youtube:F2ZQU07UJXA]
Os botões são semelhantes a agulhas e ao serem pressionados formam letras, formas e conteúdos prontos a serem lidos em Braille. Para não interferir na compreensão, os botões são protegidos por um material metálico e uma posição de repouso.
O projeto começou a ser desenvolvido há três anos, mas só nos últimos meses entrou em fase de testes. Os resultados têm sido positivos e segundo Dagar, o "smartphone" "tornou-se uma companhia mais do que um telemóvel". O criador promete continuar a aperfeiçoar o dispositivo, com novas versões.
Recorde-se que até aqui apenas existia no mercado um conjunto de aplicações para "smartphones" e "tablets" que facilitavam as necessidades dos cegos.