Um homem de 32 anos foi detido no sábado pela GNR por tráfico de estupefacientes durante uma ação de fiscalização rodoviária em Celeirós, Braga. Ficou em prisão preventiva. As autoridades ainda procuram um cúmplice, o condutor, que conseguiu escapar a pé.
Corpo do artigo
A dupla foi intercetada numa operação stop, quando os militares da GNR se aperceberam que o veículo estaria a cometer várias transgressões rodoviárias, após os ocupantes terem avistado o controlo policial. No decorrer das diligências ao veículo, foi feita uma revista ao suspeito e uma busca ao carro, tendo os militares constatado que existiam no mesmo 237,4 quilos de cocaína.
"A cocaína apreendida, em mercado de consumo, corresponde a cerca de dois milhões e quinhentas mil doses e, tendo em conta o seu elevado estado de pureza, a sua quantidade disponível para consumo pode sofrer alterações, mantendo a sua textura, podendo atingir o equivalente a cinco milhões de doses", informou esta segunda-feira a GNR, que continua a fazer diligências para localizar o suspeito em fuga.
O detido foi constituído arguido e, depois de ser apresentado ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão, ficou em prisão preventiva. Vai para o Estabelecimento Prisional de Braga.
Segundo apurou o JN, o suspeito detido, de nacionalidade portuguesa e da região de Lisboa, tinha estado há poucos dias na República Dominicana e, caso não tivesse sido detido, estaria já no Dubai, para onde tinha viagem marcada. Tem antecedentes criminais, mas não por crimes ligados ao tráfico de droga. Sobre o cúmplice que conseguiu escapar a pé, sabe-se apenas que é de nacionalidade brasileira.
A investigação vai passar para a alçada da Polícia Judiciária, segundo foi possível ainda apurar.