F. C. Porto é o maior carrasco das águias, mas Celta de Vigo lembra que já fez melhor
Goleada aplicada pelo F. C. Porto ao Benfica, por 5-0, fica marcada por alguns números. Os dragões tornaram-se na equipa que mais vezes venceu o Benfica por cinco ou mais golos. Celta de Vigo brinca com o resultado e lembra que já ganhou por margem mais expressiva (7-0).
Corpo do artigo
Sem dó nem piedade, o F. C. Porto cilindrou o Benfica no Estádio do Dragão ao vencer por uma mão cheia de golos sem resposta. Uma marca que iguala o feito da temporada 2010/2011, quando os dragões, então comandados, curiosamente, por André Villas-Boas, atual candidato às eleições do clube, despacharam os encarnados pelo mesmo placar. Passados quase 14 anos, os protagonistas são outros e há números que se destacam.
A partir de métricas recolhidas no Playmaker Stats, é possível verificar que os azuis e brancos passaram a constar nos livros de registo como a equipa que mais vezes venceu os encarnados por cinco ou mais golos de diferença. São já cinco jogos, isolando-se do Sporting (4). Nesta lista de carrascos benfiquistas, seguem-se Belenenses, Braga, Peñarol, B. Dortmund, Celta de Vigo e Basileia, que, pelo menos uma vez na história, ganharam por uma diferença de cinco golos às águias.
Numa noite que fez voar o universo azul e branco até 2010, Galeno vestiu a pele de Hulk, aniquilou as águias e entrou para um lote restrito. O "senhor Champions" marcou dois golos e assistiu para outro frente aos encarnados, igualando, a nível estatístico, a exibição do "incrível" (2010).
Já Sérgio Conceição, enquanto técnico do F. C. Porto, venceu o Benfica pela 11.ª vez. Um registo ímpar e que cimenta um percurso triunfal e imaculado. Artur Jorge, o primeiro treinador português a vencer a Taça dos Campeões Europeus, precisamente ao comando dos azuis e brancos, surge no segundo posto com nove triunfos.
Benfica em queda livre
Quanto ao Benfica, este clássico fica marcado pela negativa - se dúvidas existiam. Os encarnados já não ficavam em branco no Dragão há seis épocas, precisamente no primeiro clássico de Sérgio Conceição. Na altura, ou seja, na temporada de 2017/2018, o duelo terminou com um nulo.
Fora isso, há 11 meses que o Benfica não perdia dois jogos consecutivos. No entanto, este número ganhou outro tipo de contornos, uma vez que as derrotas foram contra os dois maiores rivais: Sporting (2-1, na Taça de Portugal) e F. C. Porto.
A goleada do F. C. Porto sobre o Benfica não foi unicamente tema de conversa em Portugal. Lá fora, houve quem se mostrasse atento. O Celta de Vigo, por exemplo, numa partilha humorística na conta em inglês, fez questão de relembrar os 7-0, de 1992, num duelo a contar para a Taça UEFA (atual Liga Europa). "Lamentamos, F. C. Porto. Fizemo-lo primeiro... e melhor", escrevem os galegos.