O piloto italiano Valentino Rossi, atual líder do Campeonato do Mundo de MotoGP, vai partir do último lugar para o Grande Prémio da Comunidade Valenciana, 18.ª e última etapa do campeonato, por ter causado a queda do espanhol Marc Marquez na Malásia.
Corpo do artigo
Com a penalização, Valentino Rossi arrisca-se a perder o campeonato.para Jorge Lorenzo, piloto espanhol e seu colega de equipa. Rossi acabou a corrida em terceiro lugar e Lorenzo em segundo, diminuindo a diferença de pontos entre os dois para sete, no mundial. Rossi lidera agora com 312 contra 305 pontos do espanhol.
[youtube:OxM5jJqzMx8]
A direção de corrida do Grande Prémio da Malásia puniu Rossi(Yamaha) com três pontos de penalização, por este ter tocado com o pé na moto de Marquez (Honda), campeão em título, quando lutavam pelo terceiro lugar.
Rossi já tinha um ponto de penalização, por ter tido uma condução irresponsável com o espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) no Grande Prémio de São Marino, sendo agora punido com a saída do último lugar.
"Marquez ganhou a sua luta, fez-me perder o campeonato", aifrmou Rossi, dizendo que o guiador do espanhol lhe bateu na perna e que o seu pé escorregou, tocando na Honda do adversário.
No entanto, a Direção da corrida considerou que o piloto italiano "abriu deliberadamente a trajectória na curva para tentar forçar o outro piloto a sair de pista. O resultado foi uma queda e é irresponsável correr dessa forma. Por isso decidimo-nos por uma penalização de três pontos a Rossi".
Com um grande prémio por disputar, Valentino Rossi tem sete pontos de avanço sobre Jorge Lorenzo, sendo que a vitória em Valência vale 25 pontos