A possibilidade de criar um imposto especial sobre os mais ricos deverá ser levantada durante a discussão do documento de estratégia orçamental, que acontecerá nos próximos dias, disse fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
Corpo do artigo
Assegurando que o Governo "não descarta qualquer possibilidade", a mesma fonte adiantou que "é provável que o assunto seja levantado durante a discussão do documento de enquadramento orçamental".
A criação deste imposto especial foi inicialmente sugerida pelo investidor norte-americano Warren Buffet que, num artigo de opinião publicado no dia 15 no jornal "New York Times", propôs que o Fisco parasse de "mimar os milionários".
A ideia não fez só furor nos Estados Unidos. Na terça-feira, 16 dos homens mais ricos de França pediram ao Governo para aplicar uma taxa especial sobre os seus rendimentos para ajudar a combater os problemas financeiros do país.
Medida que o Executivo local aceitou, tendo já anunciado que o imposto extraordinário será de 2% sobre o rendimento anual e que espera arrecadar 300 milhões de euros.
A ideia alargou-se, entretanto, a outros países da Europa, como é o caso de Espanha, onde a ministra da Economia afirmou que o Conselho de Ministros poderá aprovar na sexta-feira a criação de uma taxa especial para os mais abastados.
Uma discussão que, como admitiu a fonte do gabinete do primeiro-ministro, está a ser seguida "com atenção pelo Governo", podendo ser adoptada também em Portugal.