Corpo do artigo
Lisboa, 31 mar (Lusa) - O grupo Imatosgil Investimentos SGPS pretende reforçar "brevemente" até 30 por cento a sua posição na espanhola petroquímica La Seda de Barcelona, disse à agência Lusa fonte oficial da empresa.
"A Imatosgil tem a intenção de reforçar brevemente a sua posição na La Seda de Barcelona até 30 por cento", disse a mesma fonte à agência Lusa.
Actualmente, o maior accionista da La Seda de Barcelona é o grupo português com 15,887 por cento dos títulos.
Segue-se a Selenis com 10,886 por cento das acções, a Caixa Geral de Depósitos, com 6 por cento dos títulos, e Omar Oil Company com 5,697 por cento.
A 20 de Setembro do ano passado, o grupo português Imatosgil Investimentos e a Caixa Geral de Depósitos (CGD), accionistas de referência da empresa la Seda de Barcelona, fizeram um acordo parassocial para a gestão conjunta das posições no grupo petroquímico.
Segundo disse na altura o vice-presidente da La Seda de Barcelona, Fernando Freire de Sousa, as participações da Imatosgil e da CGD "foram casadas".
Já naquela altura o responsável admitia um reforço: "Somos o maior accionista com cerca de 16 por cento, mas quem tenha 20 ou 30 manda mais. Quem chega a 30 por cento está tranquilo".
Fernando Freire de Sousa disse também que o objectivo do acordo é que "o lado português" saia com uma posição "mais forte e musculada".
As acções da La Seda recuaram hoje 0,85 por cento para 1,17 euros, na bolsa espanhola.
JMG.
Lusa/fim