O Ministério da Justiça do Brasil vai determinar à Polícia Federal (PF) que abra inquérito para investigar as denúncias que envolvem o Ministério do Desporto.
Corpo do artigo
De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a decisão foi tomada após um pedido do ministro do Desporto, Orlando Silva, que é acusado de participação num esquema de corrupção.
Em entrevista à revista Veja desta semana, o polícia militar João Dias Ferreira afirmou que Orlando Silva é chefe de um esquema para desviar dinheiro do programa Segundo Tempo, que financia ONG que incentivam a prática de desportos por jovens.
Segundo o relato, Orlando Silva chegou a receber dinheiro de 'luvas' na garagem do próprio ministério. O acusador é militante do mesmo partido do ministro e já foi detido por participação no esquema de corrupção.
De acordo com Cardozo, Orlando Silva mostrou-se disposto a autorizar o levantamento do sigilo telefónico e bancário. "Há uma intenção clara do ministro [do Desporto] num apuramento, que será feito de forma rigorosa e aprofundada pelos órgãos da PF que serão responsáveis pelo caso", disse o titular da pasta da Justiça.
Orlando Silva nega qualquer participação no desvio de dinheiro do Ministério do Desporto e diz que as acusações são parte de um jogo político contra ele.
O ministro deverá comparecer ainda nesta semana ao Congresso Nacional para prestar esclarecimentos.
Passados apenas dez meses desde o início do Governo da Presidente Dilma Rousseff, cinco ministros já foram afastados, quatro deles por alegado envolvimento em irregularidades.