O novo álbum dos U2, "No line on the horizon", é disco de platina em Portugal com mais de vinte mil cópias vendidas esta sexta-feira, dia do lançamento, anunciou a editora Universal Music.
Corpo do artigo
"No line on the horizon" é o 12º álbum de estúdio dos U2, sucessor de "How to dismantle an atomic bomb" (2004), e contou com produção de Brian Eno e Daniel Lanois.
Além de "Get on your boots", o primeiro single, do álbum fazem parte ainda "Moment of surrender", "Magnificent" ou "Cedars of Lebanon".
No dia nove, os U2 irão anunciar as datas da nova digressão, que arrancará este ano. No entanto, a banda só deverá actuar em Portugal em 2010, disse à agência Lusa o promotor Nuno Brancaamp, da Ritmos & Blues, responsável pelos anteriores concertos dos U2 em solo português.
"Eles terão este ano alguns concertos na Europa, mas a Portugal este ano não vêm", sublinhou.
No site na Internet, o agente da banda, Paul McGuiness garante que o calendário das datas e dos locais não está fechado e alerta os admiradores que não há ainda qualquer bilhete à venda.
A última vez que a banda actuou em Portugal foi em Agosto de 2005 no Estádio Alvalde XXI, no encerramento da digressão europeia "Vertigo".
Na altura, Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Muller foram condecorados pelo então Presidente República, Jorge Sampaio, com a Ordem da Liberdade pelo trabalho e empenho em causas humanitárias.
Na sexta-feira a banda irlandesa surpreendeu os londrinos ao subir ao topo do edífício da BBC, em Londres, para tocar dois temas do novo álbum e outros dois mais antigos.