Adeus agulhas ou exames de sangue mais elaborados. Cientistas desenvolvem teste que consegue detetar sinais precoces de diabetes e de obesidade apenas através da saliva
Corpo do artigo
Cientista da universidade canadiana British Columbia estão a desenvolver um novo teste que pode revelar antecipadamente os primeiros sinais ou alterações metabólicas de patologias como a Diabetes tipo2, a obesidade, doenças cardíacas. Os exames podem ser feitos através de um método não invasivo que recorre à saliva e prescinde do uso de agulhas ou de testes mais detalhados em laboratório.
"As pessoas que viviam com obesidade tinham níveis de insulina na saliva muito mais elevados do que aquelas que estavam ligeiramente acima do peso ou tinham peso corporal mais baixo - embora os níveis de açúcar no sangue fossem os mesmos", refere o professor da Escola de Ciências da Saúde e do Exercício da UBC Okanaga. Para Jonathan Little, tal evidência indica que "o teste de saliva pode ser uma forma simples e não invasiva de identificar pessoas em risco de diabetes tipo 2 antes que os sintomas apareçam".
A proposta de diagnóstico, publicada na revista Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, tem por base um estudo que testou 94 participantes saudáveis de diversos tamanhos corporais. O grupo foi sujeito a um período de jejum, depois ingeriu um batido predefinido e com capacidade para substituir uma refeição e foi posteriormente sujeito a um teste de saliva e a outro de glicémia através da picada no dedo. Para o investigador, "se a hiperinsulinemia puder ser detectada antes que os níveis de glicose no sangue comecem a subir, as pessoas em risco de diabetes tipo 2 poderão ser identificadas precocemente, permitindo que mudanças no estilo de vida e outros tratamentos sejam introduzidos muito antes dos níveis de glicose aumentarem."