
Exercício físico deve ser adaptado também à idade de quem o pratica
Arquivo
Pranchas, abdominais, sequências intermináveis de exercícios, tudo isso é válido para uma barriga tonificada, mas depois dos 40 anos as regras mudam. Eis a resposta do Pilates, que pode fazer em casa, sem requerer equipamento específico e hora marcada.
Corpo do artigo
O corpo não permanece igual ao longo das várias fases da vida e a forma como o mesmo responde ante o exercício também muda. Por isso, não será de estranhar que as pranchas e os abdominais já não resultem da mesma forma. A regra manda adaptar e o Pilates parece ter uma solução simples para quem quer manter a barriga mais firme, mas sem aquele cardápio de exercícios que referimos acima.
A melhor proposta para alcançar o objetivo e fortalecer os músculos que compõem o core - os abdominais, os oblíquos, os lombares e os pélvicos - implica o exercício de rotação do tronco.
Como? Sobre o tapete de treino, deve colocar os joelhos no chão, alinhados com os quadris, e as mãos, a acompanhar a medida dos ombros. Depois, deverá levantar a mão e o braço direitos em direção ao teto e fazer rodar o tronco no mesmo sentido. Repete fazendo o mesmo do lado esquerdo.
Importa vincar que este exercício deve ser feito com calma e sem movimentos bruscos, envolvendo todo o corpo gradualmente até onde o conseguir girar.
