Fim de semana soa sempre a máquinas de roupa para lavar, o que nem sempre apetece. Mas há hábitos que eternizam a tarefa, pesam na carteira e que devem, por isso, cair por terra. Por isso, quem tiver a responsabilidade de cumprir esta tarefa doméstica aí em casa deve ler estas indicações antes de começar
Corpo do artigo
Cuidar da roupa é sempre um processo longo e demorado, muitas vezes repetitivo. Até existem práticas que acabam por dificultar ainda mais o processo, prolongando-o sem necessidade disso. Nesse sentido, eis alguns hábitos dos quais pode prescindir para acelerar a conclusão da tarefa e, melhor ainda, poupar nos gastos.
Mas antes de prosseguir para a listagem é importante lembrar que não é preciso lavar toda a roupa que apenas usou uma vez e que, possivelmente, também não terá de a passar a ferro na totalidade, até porque muitas das peças hoje em dia são já bastante resistentes a vincos.
Posto isto, é tempo de ir buscar o cesto.
Lixívia para branquear: Não precisa de usar produtos tóxicos e que prejudicam o ambiente para deixar a sua roupa mais imaculada. Escolha antes soluções à base de oxigénio, bicarbonato de sódio e, se necessário, estenda a roupa branca ao sol e vai conseguir resultados.
Amaciador, sim, mas em casos especiais: Evite colocar em todas as máquinas de roupa. Para lá de poluente, deixa resíduos na roupa e atrapalham a absorção, sobretudo no caso das toalhas.
Água quente para limpar melhor: Já não é bem assim porque os detergentes atuais já conseguem bons resultados a baixas temperaturas e mesmo em água fria. Com esta opção, vai poupar energia e fazer com que as suas roupas durem mais e percam menos o brilho.