Queixas no turismo disparam 21% e sites de viagens representam mais de metade das reclamações
Sites de reservas de viagens reúnem mais de metade do volume de queixas no primeiro semestre de 2025. Consumidores denunciam no Portal da Queixa problemas com cobranças indevidas, falhas de comunicação e falhas de segurança ou possível fraude
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Na véspera de arranque de mais um mês de férias, o Portal da Queixa revela que as denúncias de serviços aumentaram 21% no primeiro semestre deste ano quando comprado com o período homólogo. Em comunicado, a plataforma revela que metade do volume de protestos visam os serviços prestados nos sites de reservas de viagens (50,04%). Seguem-se-lhe os constrangimentos reportados contra companhias aéreas (19,07%) e sites de reservas de alojamentos (com 11,40%).
"Os consumidores apontam aos operadores turísticos, sobretudo, problemas com cobranças indevidas, falhas de comunicação e falhas de segurança ou possível fraude", destaca o portal em comunicado enviado às redações. No primeiro caso, os consumidores especificam tratar-se de "cobranças ou débitos não autorizados, devolução ou reembolso não efetuado, problemas com pagamentos ou transações, aumento de preço, preço em falta ou errado e outras inconsistências relacionadas com pagamentos", lê-se na mesma nota.
Há ainda outros motivos de queixa elencados e que passam por "falhas na segurança de dados e relatos de possível fraude (7,71%) e a má conduta da empresa (7,37%)". O cancelamento ou atraso de voos e reservas representa 6,38% das reclamações, indica o Portal da Queixa.