As atrizes Débora Monteiro e Paula Neves têm vindo a abordar os sintomas da perimeopausa - fase que faz a transição para menopausa - e revelam sintomas e estratégias para tentar procurar a adaptação a estes novos tempos
Corpo do artigo
"Muitos suores, muito calor, irritabilidade, cansaço profundo, muito inchada", descreve Débora Monteiro. "O início do inferno", acrescenta Paula Neves. Por razões e em plataformas distintas, as duas atrizes têm vindo a tornar pública a sua caminhada pela perimenopausa, período que antecede a menopausa e durante o qual começam o ocorrer alterações hormonais de relevo no corpo da mulher promovendo ciclos menstruais irregulares até à sua extinção.
Tendo revelado há dias os sintomas com os quais estava a lidar, o rosto da SIC revelou que já começou a fazer o seu processo de diagnóstico. "Dia de análises. Ontem já fiz exames à mama, tiroide e vaginal", mostrou na sua conta de Instagram, na sexta-feira, 1 de agosto. Na mesma nota, Débora Monteiro lembrou que quando partilhou "esta fase de perimenopausa ainda não tinha procurado ajuda". "Estou agora na fase de fazer todos os exames para ser depois avaliada pela médica", detalhou. Mas não se fica por aqui. Para lá do "foco no treino e cardio", Débora pede cuidados redobrados a todos. "Não deixem só o corpo adaptar-se.Qualidade de vida é muito importante. Muitas não têm sintomas, mas para quem tem, é essencial cuidar."
Num outro momento, Paula Neves abordou a "violência irreal" que é passar poe este processo, e que acontece biologoicamente com todas as mulheres, com mais ou menos sintomas. "Sou solidária com todas as mulheres que estão a passar por isto, é pouco falado, é pouco conhecido", afirmou a atriz ao site Fama Show. Entre as formas que encontra para lidar com esta etapa, a atriz de 47 anos escolhe o humor: "É o primeiro passo para a cura. Mas ainda não consigo mais do que isso."