Nova época, a ambição de sempre. Depois de falhar a presença no play-off de subida à LigaPro por apenas um ponto, o Salgueiros protagonizou uma revolução no plantel para atacar a Série B do Campeonato de Portugal.
Corpo do artigo
Alexandre Ribeiro é o novo timoneiro do clube e tem a tarefa de construir uma equipa praticamente do zero, num ano que será de viragem no histórico emblema portuense de Vidal Pinheiro, que está prestes a formalizar a criação de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD).
"O acordo com os novos investidores já está concretizado e são eles que estão responsáveis pelo futebol sénior. A criação da SAD será constituída ainda neste mês, pois só faltam ultrapassar pequenas burocracias", explica Gil Almeida, vice-presidente do Salgueiros. Responsável pelo futebol do clube, José Gavina não revelou a identidade do grupo de investidores, mas deixa a garantia de que "o clube estará preparado para responder às exigências da massa adepta" salgueirista. Ao que o JN apurou, o Salgueiros passará a ser designado como S. C. Salgueiros, Futebol SAD.
"Construímos uma equipa praticamente nova, com um plantel recheado de juventude que dá garantias. Vão chegar jogadores mais experientes [Tiago Borges foi o último] e temos plena confiança que iremos lutar pelos primeiros lugares", explica José Gavina, salientando, no entanto, o facto de o clube continuar a andar com a casa às costas. "É uma dificuldade acrescida, mas que todos estamos a saber ultrapassar. Acredito que, em breve, encontraremos a melhor solução", garante, determinado, o dirigente.
"Resposta à altura do Salgueiros"
Após conduzir a AD Oliveirense à fase de subida na época passada, Alexandre Ribeiro foi o treinador eleito para comandar o Salgueiros na nova época. O técnico, de 38 anos, desvaloriza a dificuldade de ter que construir um plantel novo, pois só transitaram três jogadores da época passada, e promete "encontrar soluções" para o Salgueiros atingir "patamares elevados" ao longo da época".
"Trata-se de um clube histórico e um aliciante para qualquer treinador. Estamos a construir uma equipa competitiva, capaz de disputar os três pontos em todos os jogos e que dignifique o nome do clube", deseja Alexandre Ribeiro, "confiante" numa temporada repleta de sucessos. "Estamos inseridos numa série muito exigente e equilibrada, mas muito focados nas coisas que são importantes para jogarmos bem e termos os resultados que desejamos. Vamos estar preparados para dar respostas à altura do que o Salgueiros exige", promete o técnico, sem problemas em assumir que está a "abraçar o maior desafio" da carreira. "É um excelente desafio, até pela forma como o projeto está a ser criado de raiz", considera Alexandre Ribeiro.
O Salgueiros inicia a participação na Série B no dia 20, em Freamunde.