Gibraltar iluminou o horizonte de Bernardo Lopes como "uma possibilidade de rampa de lançamento para outros mercados". Só que, entretanto, passaram cerca de dois anos e é por lá que o futebolista português continua a remar contra a sofreguidão da vida.
Corpo do artigo
O futuro não lhe reservou o tal salto na carreira, mas também não se pode dizer que tenha sido mauzinho. "Não esperava ficar tanto tempo, mas já estou familiarizado com o país e a cultura. É pequeno, mas acolhedor, quase sempre com bom tempo e desenvolvido a todos os níveis", resume Bernardo Lopes, na conversa com o JN.
Ali, a dois passos de Espanha, podia pensar-se que a língua não seria um problema, mas as particularidades históricas de Gibraltar, que é um território britânico ultramarino, falam mais alto. "Eles misturam o inglês com o espanhol e isso, no início, foi um pouco confuso. Aconteceu iniciar conversas com colegas de equipa e no fim não ter entendido nada", revela o defesa, de 24 anos, que passou parte da formação no Benfica.
Chegados aqui, está bom de ver que, apesar da proximidade a Espanha, Gibraltar rege-se mais pela cultura inglesa do que pelas manias dos vizinhos. E isso é possível ver desde cedo. "O pequeno-almoço inglês é inevitável por aqui. Logo de manhã, comem os ovos mexidos, as salsichas, o bacon...", acrescenta Bernardo, que, no entanto, continua a não ser grande fã dessa refeição tão abonada: "Como quando me apetece algo mais consistente, mas é muito pouco frequente", finaliza.
Passe Curto
Nome: Bernardo Morgado Gaspar Lopes
Clube: Lincoln Red Imps
Idade: 24 anos (30/07/1993)
Posição: Defesa