O treinador do Braga, Artur Jorge, não hesitou em considerar que os duelos com o Panathinaikos, do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, são absolutamente fundamentais na afirmação europeia dos minhotos. Caso eliminem o clube grego, os guerreiros encaixam de imediato 25 milhões de euros.
Corpo do artigo
Artur Jorge desvalorizou os cinco golos sofridos pelo Braga nos quatro jogos oficiais realizados até ao momento, lembrando os 12 marcados e destacando que o importante é o coletivo, além, claro, do que os dois encontros com os helénicos podem representar para o prestígio do clube.
Com Abel Ruiz ao seu lado no lançamento da receção ao Panathinaikos, esta quarta-feira, jogo da primeira mão do play-off da Liga dos Campeões, o treinador notou que o desempenho defensivo começa nos homens do ataque e prometeu um Braga “recheado de determinação e ambição” para ganhar vantagem numa eliminatória que classificou como a “mais importante da história recente do clube”. Entrar na fase de grupos permite desde logo um encaixe financeiro de cerca de 25 milhões de euros aos cofres minhotos.
“Não é normal [o número de golos sofridos], nem era aquilo que queria, queria ter zero golos sofridos”, mas o trabalho tem incidido na força do coletivo, explicou.
“Não queremos quase que partir a equipa em dois, para que uns tenham responsabilidade nuns momentos e outros nos seguintes. Há uma responsabilidade repartida entre todos, o momento defensivo começa no Abel [Ruiz] e nos que jogam ao seu lado, para termos uma maior coesão defensiva e não permitir oportunidades ao adversário”, disse.
Na terceira pré-eliminatória, os bracarenses eliminaram os sérvios do Backa Topola, com um resultado agregado de 7-1 (3-0 em casa e 4-1 fora), sendo que o Panathinaikos teve bem mais dificuldade em levar de vencido um Marselha que até era considerado favorito. Só no desempate por grandes penalidades (5-3), após vitória por 1-0 na Grécia e derrota por 2-1 no Vélodrome, os gregos, onde pontifica Sporar, avançado que já passou por Braga e Sporting, conseguiram o apuramento.
“Temos de ser uma equipa carregada de ambição porque estamos a dois jogos de atingir um objetivo determinante para a consolidação e crescimento do Braga”, disse o técnico.
Para o adversário, sobraram elogios, ainda que tenha identificado as laterais como pontos a explorar: “tem vindo a crescer internamente e lutará pelo título no seu país, tem jogadores de grande qualidade individual e teremos um jogo de extrema dificuldade. Vamos ter um jogo com duas equipas com ambição de estar na fase de grupos da Liga dos Campeões”.
O treinador deixou ainda um apelo ao apoio dos adeptos, que “têm tido uma presença marcante". "Podem ajudar-nos a ser um elemento extra”.
Sporting de Braga e Panathinaikos defrontam-se a partir das 20 horas de quarta-feira, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado pelo alemão Felix Zwayer.