Com a eliminação do Benfica, a equipa minhota passa a ser a única representante portuguesa nas competições europeias. Um estatuto que vai estar à prova na noite desta quinta-feira, com os arsenalistas a entrarem em vantagem no reduto dos escoceses do Rangers.
Corpo do artigo
O Sporting de Braga é, pela terceira vez, o último "sobrevivente" português nas provas europeias. Com a eliminação do Benfica da Champions, nesta quarta-feira, frente ao Liverpool (3-3 em Anfield, após o 1-3 na Luz), nos quartos de final da competição milionária, os guerreiros do Minho, que estão na Liga Europa, passaram a não ter companhia lusa nas eurotaças de futebol.
Aconteça o que acontecer até final da temporada, a equipa de Carlos Carvalhal já tem o estatuto da equipa portuguesa que esteve até mais tarde nas competições da UEFA de 2021/22. Uma exceção que poderá até ser apenas por um dia de diferença, se o Braga for eliminado, nesta quinta-feira, no duelo frente ao Rangers, mas, a vencer por 1-0 no "intervalo" da eliminatória, a equipa arsenalista espera gerir a vantagem e carimbar, em Glasgow, o acesso às meias-finais.
O feito da equipa bracarense repete os registos de 1978/79 e de 2015/16. No primeiro caso, foi eliminada a 1 de novembro de 1978 e, apesar da fase precoce da temporada, na altura já não havia mais representantes lusos. A despedida braguista ocorreu em Londres, com derrota por 0-1 com o West Bromwich Albion, após o desaire em casa, no Estádio 1.º de Maio, por 0-2, totalizando 0-3 no total da então segunda eliminatória da Taça UEFA.
Volvidos 37 anos, aconteceu o mesmo! O Braga chegou aos quartos de final da Liga Europa e, a 14 de abril de 2016, perdeu em Lviv (Ucrânia) por 0-4, frente ao Shakhtar Donetsk, após já ter perdido por 1-2, na primeira mão, em casa.
Pelo meio há ainda o caso específico de quando os guerreiros chegaram com o F. C. Porto à final da Liga Europa de 2010/11, jogo que os dragões venceram por 1-0, conquistando o troféu. Nessa época, em termos práticos, esteve tanto tempo em prova na UEFA quanto a equipa portista.