Cardozo marcou quatro vezes pelo Benfica, esta temporada , em 791 minutos, bem menos do que a chuvada de golos, da época transacta. No entanto, e tal como Jorge Jesus já disse, o paraguaio é tacticamente muito melhor do que Kardec, o seu substituto.<br />
Corpo do artigo
O avançado brasileiro apresenta, curiosamente, uma média superior à do colega sul-americano. Alinhou em 375 minutos, traduzindo uma participação em cinco partidas, e concretizou dois tentos. Dá um golo a cada 187 minutos. O "rival" marca em 197.
No entanto, a maior objectividade não é sinónimo de melhor qualidade. O treinador considera, aliás, admitiu-o publicamente, que Cardozo preenche muito melhor os espaços, tanto no momento de chutar à baliza contrária como no tempo de passe.
Durante a sua ausência, o Benfica marcou dois golos no campeonato em igual número de partidas - frente ao Portimonense, no último domingo, notou-se particularmente a falta de um "matador -, ficou em branco na Champions, diante do Lyon, e aplicou cinco ao frágil Arouca.
Kardec tem tido dificuldades de adaptação, especialmente no capítulo táctico. Apesar de ter marcado, em duas ocasiões, no encontro da Taça de Portugal, está ainda à procura de confiança e do melhor posicionamento em campo.
O treinador pretende que consiga funcionar melhor como pivot no ataque, mas os seus passes para os colegas nem sempre têm saído bem. Frente ao Lyon, já na próxima terça-feira, e com o F. C. Porto, daqui a pouco mais de uma semana, terá a sua verdadeira prova de fogo. O peso da responsabilidade será enorme.
O paraguaio continua a recuperar lentamente de uma entorse no joelho esquerdo, com lesão no ligamento lateral interno, e pode apenas estar apto daqui a algumas semanas. Ou no dia 14, diante da Naval, para a Liga, ou a 20 ou 21, para a recepção ao Sporting de Braga, da quarta eliminatória da Taça. No entanto, tudo depende dos progressos que realizar, podendo até voltar apenas daqui a um mês.
Amorim sem data para regresso
A situação de Rúben Amorim também preocupa Jorge Jesus, visto que não joga desde 19 de Setembro, dia do clássico com o Sporting. A contas com uma tendinite rotuliana nos joelhos, ainda não se conhece o momento em que o internacional português regressará aos relvados.
É um futebolista de extrema importância para o treinador, visto que pode fazer várias posições em campo. Ontem, tanto Cardozo como Amorim realizaram somente corrida, tratamento e trabalho de ginásio, no Seixal.