Benfica e F. C. Porto disputam, este domingo, um jogo que vai muito além dos 90 minutos. A cinco jornadas do fim do campeonato, acusações fazem ferver rivalidade histórica.
Corpo do artigo
9260447
Benfica e F. C. Porto disputam hoje (18 horas, BTV) um jogo de capital importância na luta pelo título. Com as equipas separadas por apenas um ponto - vantagem encarnada - e à entrada das cinco últimas jornadas do campeonato, um eventual triunfo abrirá a autoestrada do título nacional a águias ou dragões. O Estádio da Luz é o palco de um dos clássicos mais quentes dos últimos anos, com a rivalidade a ferver no lume pouco brando dos casos dos emails, e-toupeira, acusações e denúncias sem fim, mas hoje é tempo de dar voz aos artistas da bola.
Dois candidatos ao título, dois estados de espírito, dois momentos bem diferentes da época. Depois de um arranque de campeonato a meio gás, o Benfica chega ao clássico moralizado por nove vitórias consecutivas, que permitiram à equipa de Rui Vitória recuperar de um atraso significativo e acabar por ultrapassar o F. C. Porto na tabela classificativa. Do outro lado, e depois de 25 jornadas sem conhecer o sabor da derrota, Sérgio Conceição teve um choque com a realidade em Paços de Ferreira, seguindo-se novo desaire na deslocação a Belém. Dois jogos fora de casa, outras tantas derrotas portistas, mas num clássico o passado, mesmo que recente, pouco conta para o desfecho do encontro.
Depois do polémico nulo registado na primeira volta, no Dragão - jogo em que os portistas reclamaram um golo mal anulado e dois penáltis não assinalados -, novo empate deixará tudo na mesma e alimenta as emoções para as quatro últimas jornadas. E se é certo que um triunfo deixará qualquer uma das equipas na "pole position" para a reta final do campeonato, um eventual derrotado também não atirará, certamente, a toalha ao chão na luta pelo troféu mais desejado. Depois do jogo grande da jornada 30, não faltam desafios importantes no caminho de águias e dragões, bastando lembrar que o Benfica ainda tem um dérbi com o Sporting para disputar, em Alvalade, e o F. C. Porto encara uma deslocação sempre complicada ao terreno do Marítimo.
Ambiente escaldante
Há muito tempo que os duelos entre Benfica e F. C. Porto ultrapassaram as fronteiras do futebol. A rivalidade deixou de ser desportiva e, ao longo do último ano, tocou mesmo outras esferas da sociedade. O caso dos emails ressuscitou suspeitas, valeu acusações de corrupção, motivou investigações das autoridades e promete elevar o clássico de hoje e temperaturas extremas. Sem surpresa, o jogo é considerado de alto risco pela Polícia de Segurança Pública, que montou um plano para evitar qualquer contacto entre adeptos das duas equipas, sobretudo das claques. É tempo de respirar fundo e lembrar que o clássico, por muito importante que seja, é "só" um jogo de futebol. v"