Depois de Felipe, o capitão será o próximo a ir para o Atlético e, na terça-feira, até fez escala na capital espanhola. O núcleo duro dos dragões está em risco de perder oito jogadores.
Corpo do artigo
Herrera também irá percorrer a ponte Porto-Madrid, por onde avançaram, primeiro, Militão e Felipe. O capitão, ao contrário dos defesas, sai em final de contrato. Ao que apurou o JN, o anúncio da mudança para o Atlético Madrid só será feita no final desta semana, mas o mexicano já esteve ontem na capital espanhola, onde fez escala para um período de férias no México. Logo na primeira semana após o final da época, os dragões despedem-se de três jogadores do núcleo duro de Sérgio Conceição, mas mais se deverão seguir.
Ainda sem destino certo, mas igualmente de saída e em final de contrato está Brahimi. Como alvos apetecíveis surgem Marega, Alex Telles e Danilo. Por fim, há ainda Casillas e a probabilidade de pôr um ponto final forçado na carreira, devido ao enfarte agudo do miocárdio. Contas feitas, os dragões podem perder oito elementos do núcleo duro.
Em contrapartida há a perspetiva de a SAD fazer o maior encaixe da história portista, em transferências. De momento, com as vendas de Militão, Felipe e José Sá já estão assegurados 72,5 milhões de euros, mas o recorde foi alcançado no verão de 2015, quando a SAD arrecadou pouco mais de 100 milhões de euros em vendas de jogadores como Danilo, Alex Sandro ou Jackson.
O próximo a oficializar o adeus será Herrera, o que também obrigará a definir novos líderes de balneário. Daí o desejo da SAD e Sérgio Conceição em manter Danilo. Caso prossiga no Dragão, o jogador deve ser o capitão de equipa.
Com tantas saídas, o F. C. Porto terá de investir forte no mercado.
Investigação
Francisco J. Marques ataca ERC com referência a trabalho da "The New Yorker"
A "New Yorker" elaborou um trabalho baseado na forma como o "Football Leaks" expõe a corrupção no futebol europeu e, particularmente, em Portugal. O denunciante Rui Pinto é um dos protagonistas, mas Francisco J. Marques também foi ouvido e na terça-feira, no Porto Canal, aproveitou essa edição para visar a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC): "Uma das mais prestigiadas revistas mundiais encontrou interesse nos emails do Benfica para fazer o texto. Sabem que interesse é esse? O chamado interesse público. Senhores da ERC, vejam isto". Mais tarde, o diretor portista anunciou que iria "desmascarar os senhores da ERC" e prosseguiu. "A 27 de julho de 2017, o Benfica deu entrada com uma queixa na ERC por causa deste programa, devido à divulgação dos emails. Dez meses depois estava o trabalho apresentado", afirmou Marques, mostrando uma grande resma de folhas. Depois, mostrou outras deliberações da ERC bem mais curtas, com queixas que deram entrada muito antes e foram resolvidas na mesma altura. "Estas coisas mereciam uma investigação séria do Ministério Público. As queixinhas dos amigos do Benfica é decidida em dez meses... Será que voltaram a ser rápidos?".
Ecos do Dragão
Mangala em análise
O regresso de Mangala ao Dragão está a ser equacionado, conforme o JN escreveu esta terça-feira à noite. Para a transferência se consumar, o central terá de aceitar reduzir o ordenado e dar provas de boa condição física.
Danilo agradece
Tal como muitos colegas de equipa, também Danilo usou as redes sociais para fazer um balanço de uma época "difícil" que resumiu assim: "Recuperei de uma lesão delicada, mas o grande foco era ter a alegria de jogar e dar alegrias a este clube. Infelizmente não foi possível mas queria deixar o meu obrigado a todos".
Otávio mais forte
A mensagem de Otávio foi feita na base da confiança num futuro risonho: "O F. C. Porto vai voltar mais forte e vai dar muitas alegrias aos portistas".