O português João Vieira classificou-se, este domingo, em quarto lugar nos 20 km marcha dos Mundiais de atletismo de Moscovo, com a marca de 1:22.05 horas.
Corpo do artigo
"Estou supercontente por este resultado. Quero agradecer a todos os que me apoiaram: ao meu clube, à Federação e ao Comité Olímpico, ao povo de Rio Maior", declarou o atleta à agência Lusa.
João Vieira classificou-se em quarto lugar com o tempo de 1:22.05 horas, resultado que ficou um pouco aquém do seu recorde nacional, que é de 1:20.08. Contudo, este foi o seu melhor resultado de sempre em Mundiais, depois de já ter conquistado por duas vezes o bronze em campeonatos da Europa.
"Tenho 37 anos, mas bati-me com jovens de 22-23 anos. A experiência valeu mais do que a juventude", acrescentou.
Segundo João Vieira, poucos acreditavam neste resultado, mas ele lutou até ao fim.
"Ninguém esperava esta classificação, lutei até ao fim e consegui o que queria. Em todas as competições penso sempre chegar ao pódio. Tudo é possível, sou uma caixinha de surpresas", acrescentou.
O atleta português diz que irá continuar a participar em provas de alta competição "até que o corpo aguente". "Até ao Rio, até que o corpo aguente: 20 ou 50 km de marcha. Vou descansar e continuar", disse.
O seu irmão gémeo, Sérgio Vieira, 40.º classificado na prova, não escondia o desalento, atribuindo a má prestação ao forte calor que se faz sentir em Moscovo e ao facto de ter torcido um pé durante a corrida.
Além disso, queixou-se da falta de apoios em Portugal, revelando que para manter a família tem de trabalhar numa empresa de vinhos.
A vitória da prova foi para o russo Aleksandr Ivanov, com um recorde pessoal de 1:20.58, dez segundos à frente do chinês Ding Chen, campeão olímpico, com o espanhol Miguel Angel Lopez a chegar ao bronze, com 1:21.21.