O árbitro portuense Jorge Sousa foi nomeado esta quarta-feira pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para o clássico entre FC Porto e Benfica, da 13.ª jornada da I Liga portuguesa.
Corpo do artigo
O jogo entre "dragões" e "águias" está agendado para domingo às 20 horas no Estádio do Dragão.
Em causa está a liderança do campeonato, com o Benfica com 31 pontos e o F.C. Porto com 28. Um triunfo ou empate manterá os "encarnados" na frente, enquanto uma vitória dos portistas lhes dará o comando, com o mesmo número de pontos.
O jogo de domingo será o quinto clássico entre F.C. Porto e Benfica na carreira de Jorge Sousa, de 39 anos, depois de se ter estreado a dirigir "águias" e "dragões" na já distante época de 2007/08.
Então, Jorge Sousa esteve no triunfo do FC Porto no Estádio da Luz (1-0), à 12.ª jornada, com um golo de Ricardo Quaresma.
Depois disso voltou a ser nomeado em 2008/09 para o clássico na Luz, com um empate a 1-1, em 2009/10 na final da Taça da Liga, no Algarve com triunfo do Benfica (3-0), e em 2011/12 novamente para a Liga, num jogo no Dragão que terminou 2-2.
Será a segunda vez que o árbitro, natural de Lordelo do Douro e empresário, estará no Estádio do Dragão numa receção ao Benfica.
Já esta época Jorge Sousa foi o árbitro de outro clássico, quando o Sporting eliminou o FC Porto no Estádio do Dragão (1-3), a 18 de outubro, na terceira eliminatória da Taça de Portugal.
Nas nomeações para a 13.ª jornada da I Liga, destaque ainda para a indicação do árbitro bracarense Jorge Ferreira para a receção de domingo do Sporting ao Moreirense, num jogo que tem início às 18 horas e antecede o FC Porto-Benfica (20 horas).