O judoca João Martinho conquistou, este domingo, a medalha de ouro na Taça da Europa de juniores, na Corunha, ao vencer na final da categoria de -81 kg o turco Ali Cecenoglu, por ippon.
Corpo do artigo
João Martinho começou por vencer dois combates (ambos por ippon), que lhe deram a vitória na poule C e o acesso às meias-finais, nas quais derrotou o suíço Florian Droux, com um duplo waza-ari (ippon).
O triunfo do judoca junta-se ao de Joana Diogo, que no sábado, na categoria de -48 kg, também venceu nesta Taça da Europa, ao derrotar na final igualmente uma judoca turca, Gulkader Senturk, e também após quatro combates.
Portugal sai da Corunha com mais duas medalhas conquistadas no sábado. Nuno Saraiva perdeu a final de -73 kg, também com o turco Murat Bektas (por ippon), garantindo a medalha de prata, e Vasco Santos, nos -66 kg, conquistou o bronze.
Neste domingo, o último da competição, estiveram em ação também Ana Correia (-63 kg), Pedro Silva (-81 kg), João Mota e Pedro Silva (-90 kg) e Fausto Ferreira (-100 kg), com realce para o sétimo lugar da judoca feminina.
Ana Correia perdeu no combate que lhe daria a vitória no grupo A e nas repescagens venceu um duelo e perdeu o seguinte, com a italiana Martina Greci (por decisão dos juízes), que viria a conquistar o bronze.