Centro dos Antigos Alunos Salesianos existe há 79 anos. Clube portuense conta com 120 basquetebolistas
Corpo do artigo
"Pelos Salesianos, CAAS, CAAS, CAAS". No Centro dos Antigos Alunos Salesianos (CAAS), o grito de equipa é dado desde 1940. São 79 anos de história, conquistas e muita tradição no basquetebol nacional. E para que o ciclo continue é necessário manter a máquina a funcionar. Com equipas masculinas em todos os escalões da formação - minibásquete, sub-8, sub-10, sub-14, sub-16 e sub-18 - e feminina, em sub-14, este emblema portuense conta com mais de 120 praticantes. "Queremos continuar a crescer. Tanto no feminino, onde já temos uma equipa, como em masculino. Outro objetivo é voltar a aparecer em fases finais. Já o temos conseguido nos últimos anos, mas queremos reforçar essa presença", disse José Miranda, presidente do CAAS.
Os tempos foram mudando e, atualmente, só metade dos atletas frequentam o Colégio dos Salesianos do Porto. Os outros..., esses chegam por influência de amigos, por viverem perto daquela zona ou até mesmo por aspirações ambiciosas.
"Tentamos que os nossos miúdos possam estar em contacto com ex-atletas. Temos os casos do André Bessa e Pedro Catarino que jogam na 1.ª Divisão. O Paulo Cunha, Nuno Perdigão, Nuno Miranda e Pedro Morais já não jogam, mas também são nomes a recordar", afirmou José Miranda.
A lição de Dom Bosco
A atividade desportiva, presente desde os alvores da história da existência humana assume, nos dias de hoje, e como nunca antes, o caráter de um fenómeno capaz de envolver enormes multidões, superando barreiras geográficas, sociais, religiosas e políticas. Falar do Centro dos Antigos Alunos Salesianos é retroceder obrigatoriamente a 1855, à obra de Dom Bosco e ao trabalho feito com a juventude. Afinal, se não fosse este padre e educador italiano, a grande "família salesiana" nunca teria existido. "Funcionamos de forma independente do Colégio dos Salesianos do Porto, mas estamos umbilicalmente ligados aos valores que defendem. Dom Bosco, fundador dos Salesianos, disse: "bons cristãos, honestos cidadãos" e é mesmo isso que defendemos. Preocupamo-nos em formar bons atletas, mas sempre com a vertente humana presente", revelou José Miranda, que em tempos também jogou no CAAS.
Com vista para o rio Douro, o pavilhão dos Salesianos é o ponto de encontro para centenas de jovens que partilham uma mesma paixão. Há sempre espaço para mais um e, apesar de quererem ganhar, a amizade e o respeito estão sempre em primeiro lugar. No fundo, foi esta a grande lição que Dom Bosco deixou.
Centro dos antigos alunos salesianos
Fundação: 1940
Sócios: 1506
Atletas na formação: 120
Palmarés: Campeões nacionais e distritais de cadetes (1995/96); Clube do ano em minibasquete (2010/11); Final distrital em juniores (2015/16 e 2017/18)
Treinos: de segunda-feira a sexta-feira
Horários: das 17:30h às 23h
Mensalidade: 15 euros