Os mineiros que ficaram soterrados no Chile, em agosto de 2010, participam no vídeo de apoio à equipa chilena para o Mundial do Brasil. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
Os trabalhadores voltaram ao local do acidente para gravar o vídeo onde aparecem alguns dos 33 mineiros que estiveram soterrados durante 70 dias numa mina no deserto de Atacama, a 688 metros de profundidade.
No vídeo, os mineiros passam a mensagem de que o Chile não deve temer o grupo da morte: "A Espanha é difícil? A Holanda é difícil? Não nos assusta o 'Grupo da morte'! Nós não queremos saber da morte! Porque já vencemos a morte."
Estes homens que fizeram história por todo o mundo dizem que levam a terra da mina onde quase morreram para o Mundial do Brasil, para o campo de treino da seleção chilena, para o "encher com esperança e coragem" e "para mostrar ao mundo que para um chileno nada é impossível".
O vídeo de apoio é promovido pelo Banco do Chile, um dos patrocinadores oficiais da equipa. A equipa chilena ocupa um dos grupos mais difíceis, do qual fazem parte Espanha, Holanda e Austrália.
A equipa estreia-se a 13 de junho contra a Austrália, na Arena Pantanal. Caso a equipa chilena passe para a segunda fase, pode defrontar a seleção brasileira nos oitavos de final.
O acidente na mina vai ser adaptado ao cinema, num filme protagonizado por Jennifer López e Antonio Banderas.