O Grande Prémio de Portugal de motociclismo vai movimentar cerca de três mil pessoas durante os três dias da prova, que se disputará no Autódromo do Estoril, disse fonte da organização.
Corpo do artigo
A prova, que se disputa nas categorias de 125 cc, Moto2 e MotoGP, desenrola-se entre sexta-feira e domingo no Autódromo do Estoril.
A Dorna, entidade responsável pelo Mundial de motociclismo, vai trazer até ao Estoril um "staff" que envolve cerca de duas mil pessoas, enquanto a parte portuguesa do evento vai fazer passar pelo autódromo perto de mil pessoas, revela a agência Lusa.
No autódromo vão estar 370 comissários, uma equipa de 85 médicos, paramédicos e enfermeiros, 17 ambulâncias e dois carros de combate a incêndios, num total de 50 elementos, 160 militares da GNR (no dia das corridas) e cerca de 200 elementos da empresa de segurança do circuito. Além disso, haverá ainda um número não discriminado de funcionários ligados a outras tarefas, designadamente restauração, manutenção e limpeza.
No domingo, dia das corridas, vai funcionar um serviço gratuito de autocarros para portadores de bilhetes válidos para a prova. Os autocarros vão circular a partir das 8 horas e até às 13.15 horas, entre o Casino Estoril e o autódromo, e no sentido inverso, entre as 14.30 horas e as 18 horas.
Também no domingo haverá, como habitualmente, um corredor gratuito para motos na A5 (Lisboa/Cascais), devidamente assinalado. Os espectadores que se deslocam de moto têm também vários parques de estacionamento gratuito junto ao autódromo.
Nos acessos junto ao circuito vão existir algumas limitações ao tráfego ao longo dos três dias, em especial no domingo, as quais serão devidamente assinaladas e comunicadas pelo dispositivo da GNR presente no local.
Haverá também um "pit walk" (passeio pelas boxes) para o público, na sexta-feira, entre as 16:45 e as 17:30. Esta iniciativa é aberta a todos os espectadores com bilhete válido para as corridas, fazendo-se a entrada pelo túnel A.
A organização não adiantou o número de bilhetes vendidos nem avançou uma estimativa, limitando-se a dizer que está em linha com anos anteriores. Em 2009, bateu-se o recorde de presença de público no Estoril, com um total de 78.839 espectadores nos três dias da prova, 45.539 dos quais no domingo, dia das corridas.
O preço dos bilhetes varia entre os 20 euros (peão) e os 95 euros (bancada A) para os três dias, entre os 40 euros (bancada E) e os 90 euros (bancada A) só para o dia das corridas. Há ainda um bilhete juvenil (dos sete aos 14 anos) para os três dias, cujo preço oscila entre os 15 euros (peão) e os 35 euros (bancada H). As crianças até aos seis anos têm entrada gratuita desde que acompanhadas por um adulto.