<p>A FIFA atribuiu hoje, quinta-feira, a organização do Mundial 2018 à candidatura da Rússia. O Campeonato do Mundo de 2022 será organizado pelo Qatar.</p>
Corpo do artigo
A votação dos 22 membros da Comissão Executiva da FIFA elegeu a Rússia em detrimento da candidatura conjunta de Portugal e Espanha, da Inglaterra e do projecto comum de Holanda e Bélgica.
O anúncio foi feito há escassos momentos pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, e confirma a notícia avançada, esta manhã, pelo jornal russo Izvesia, que prognosticava a vitória da Rússia com o voto de qualidade do presidente da FIFA, Joseph Blatter.
Minutos antes de Blatter abrir o envelope lacrado e mostrar o nome do organizador, já a cadeia de televisão árabe Al-Jazeera havia anunciado que a Rússia ia organizar a 21ª edição do Campeonato do Mundo de Futebol.
Confirmou-se, também, a notícia da Al-Jazeera para a 22ª edição da prova, o Mundial de 2022, que vai ficar a cargo do Qatar, que deixou para trás as candidaturas de Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul e Japão.
Medvedev canta "vitória" no blogue e Putin a caminho de Zurique
"Hurra! Vitória! Vamos receber o Mundial de 2018! Agora temos de nos preparar como é preciso para a realização do Campeonato do Mundo. E claro que o faremos com dignidade", escreveu Dmitri Medvedev, Presidente da Rússia, no seu blogue depois de receber a notícia de Zurique.
O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, vai ainda hoje a Zurique para felicitar a Comissão Executiva da FIFA.
"Eu vou a Zurique, prometi aos membros da Comissão Executiva que se a decisão fosse a favor da Rússia, iria obrigatoriamente para lhes agradecer pessoalmente e falar dos nossos planos conjuntos de preparação do campeonato", anunciou.
Putin irá dar uma conferência de imprensa em Zurique às 21 horas de Moscovo, 18 horas em Lisboa, anunciou o seu porta-voz, Dmitri Peskov.
Dê a sua opinião: A decisão da FIFA foi a mais correcta?