Sporting Clube de Coimbrões está há vários anos entre os clubes com mais atletas femininas federadas
Corpo do artigo
Desde o final da década de 1980 que o Sporting Clube Coimbrões tem sido uma referência no setor feminino da modalidade, não só pelos títulos conquistados, sobretudo ao nível da formação, como também por ser um dos clubes do país que mais atletas tem nas suas fileiras.
Dando sequência a esse estatuto, o emblema de Vila Nova Gaia movimenta, atualmente, cerca de 130 basquetebolistas, desde os escalões mais jovens até à equipa sénior, os quais treinam diariamente no pavilhão municipal atribuído ao clube pela autarquia, o qual já se tornou exíguo para responder a tanta atividade. "O principal entrave para conseguirmos crescer ainda mais é a falta de espaço. Precisávamos de mais pavilhões para treinar, pois, infelizmente, já não conseguimos acolher todas as atletas que nos procuram", lamentou Carlos Pereira, vice-presidente do Coimbrões, garantindo que o clube, mesmo que isso obrigue a muita imaginação na logística, não se desviará da principal missão.
"Fazendo jus ao nosso slogan "Orgulho de Gaia", privilegiámos a vertente social e cultural, para que as nossas atletas evoluam em todos os aspetos. Não queremos apenas jogadoras de basquetebol, queremos ajudar a formar as mulheres que amanhã farão a nossa sociedade melhor", partilhou o dirigente.
Nesse espírito, Carlos Pereira disse sentir um enorme orgulho quando ouve falar "na família do Coimbrões", vincando que "ter resultados desportivos na formação é bom, mas o mais importante é trabalhar na aprendizagem na transmissão de valores como o companheirismo".
"O que me faz feliz é ter um pavilhão cheio de jovens a divertirem-se. Claro que procuramos os títulos e as vitórias, mas quando não surgem é mais um passo para evolução", afirmou o vice-presidente.
A ideia é partilhada por Mariana Calisto, atual capitã de equipa sénior, que milita na 1.ª Divisão Nacional, e que, com vários anos de clube, fala do Coimbrões como "uma escola de valores".
"Todos os treinadores incutem às atletas desde cedo que, acima de tudo, está a educação, a união e o espírito de equipa. Felizmente, temos conseguido juntar a isso um forte espírito competitivo, que já nos fez conquistar vários títulos", disse a jogadora gaiense, sublinhando a constante integração que é feita pelas atletas mais experientes às jovens que chegam.
"Num clube histórico como este, todos temos a responsabilidade de manter esse legado deixado por treinadores como Alberto Saraiva. Só assim continuaremos a captar as novas gerações", vincou Mariana Calisto.
Sporting Clube Coimbrões
Fundação: 25/10/1920
Atletas na formação: 130 no basquetebol feminino
Palmarés: Campeão Nacional Sub-14, Vencedor da Taça Nacional Sub-14, Vencedor da Taça Nacional Sub-19, Campeão Distrital Sub-14, Campeão Distrital Sub-16 e Campeão Distrital Sub-19
Treinos: Segunda a sábado
Horários: 18.30 às 23 horas
Mensalidade: 10 a 30 euros