Portugal conseguiu uma importante vantagem na primeira parte da eliminatória de acesso ao Mundial 2016 de futsal, ao vencer a Sérvia, em Belgrado, por 2-1.
Corpo do artigo
Com uma exibição bem melhor do que a que realizou no mesmo pavilhão, em fevereiro, quando perdeu com os locais por 3-1 para o Europeu da modalidade, a equipa de Jorge Braz mostrou-se mais personalizada e com a tranquilidade necessária para suster o esperado ímpeto adversário, ficando com "um pé" no Campeonato do Mundo, que se realizará em setembro, na Colômbia.
A eficácia lusa traduziu-se em dois golos no primeiro tempo, marcados por João Matos e Cardinal, e numa arriscada estratégia de controlo dos acontecimentos após o intervalo, em que os dois guarda-redes tiverem bem menos trabalho, ao contrário dos frenéticos primeiros 20 minutos.
A Sérvia entrou com maior velocidade e nos primeiros dois minutos dispôs de duas oportunidades de golo, uma das quais, a remate de Rajcevic, contrariada pelo guardião português Vítor Hugo, ao que respondeu Pedro Cary, logo a seguir, com um remate a rasar um dos postes.
A toada manteve-se veloz e com perigo de parte a parte, com os dois guarda-redes sob trabalho intenso, mas Portugal, numa jogada em esforço e troca de bola rápida junta da baliza contrária, inaugurou o marcador, por João Matos (13 minutos), que esticou a perna para desviar com sucesso um remate de Cardinal.
O pivot dos italianos do Inter Movistar afinou a pontaria pouco depois e, após um excelente passe de Fábio Lima, fez o segundo golo (16) dos portugueses, numa altura em que a equipa de Jorge Braz mostrava mais discernimento do que os anfitriões.
Após o reatamento, Portugal tentou controlar os acontecimentos, trocando a bola sem pressa para assediar a baliza contrária, o que foi aproveitado por Peric (26), que reduziu para 2-1, em jogada rápida de contra-ataque.
A seleção portuguesa chegou a jogar em vantagem numérica durante dois minutos, por expulsão de Prsic, mas não aproveitou para aumentar a vantagem e, não fosse uma boa defesa de Vítor Hugo nos últimos segundos, o desfecho poderia ter sido diferente.
A segunda mão do "play-off" está marcada para 12 de abril, no Multiusos de Odivelas, pelas 18 horas.