O jogo entre o Glentoran FC e o Gzira United, da primeira pré-eliminatória da Liga Conferência, dificilmente chamaria a atenção do mais comum dos adeptos, mas o duelo entre irlandeses e malteses entrou para a história das competições europeias e teve direito a um momento caricato e que fica eternizado em vídeo.
Corpo do artigo
Após um empate em Malta, as duas equipas voltaram a ficar igualadas no final dos 120 minutos em Belfast, com a decisão a ser adiada para o desempate por grandes penalidades, onde os jogadores das duas equipas mostraram uma eficácia nunca vista em provas da UEFA.
Após terem sido convertidos os primeiros 27 pontapés, o guarda-redes do Gzira United, David Cassar, defendeu o remate de Leon Boyd e selou o 14-13 a favor da formação maltesa, que assim segue em frente nas competições europeias e com direito a recorde.
As 27 grandes penalidades convertidas de forma consecutiva superaram o anterior máximo, que havia sido estabelecido na final da Liga Europa de 2021, quando Villarreal e Manchester United chegaram ao 10-10 sem falharem qualquer tentativa, até que o guarda-redes dos red devils desperdiçou a cobrança dos 11 metros para entregar o troféu aos espanhóis (11-10).
Agora, o recorde de eficácia fica nas mãos de Glentoran e Gzira United, enquanto o mais longo desempate de sempre continua ligado ao Holanda-Inglaterra do Campeonato da Europa de Sub-21 de 2007, quando a seleção laranja venceu por 13-12, resultado para o qual foram necessários, porém, qualquer coisa como 32 grandes penalidades.
Guarda-redes festeja antes do tempo
O desfecho já é suficiente para deixar marca neste duelo entre Glentoran e Gzira, mas o Estádio The Oval também teve direito a um momento que, não sendo inédito, continua a ser absolutamente divertido.
Com o resultado em 11-10, o guarda-redes do Gzira, David Cassar, defendeu um remate de um adversário e saiu a correr para a festa, mas a bola acabaria por tocar no relvado e entrar na baliza graças ao efeito, com o golo a ser, claro, validado pela equipa de arbitragem, num momento que vale a pena ver e rever muitas vezes.