O Rio Ave, da I Liga, apurou-se este sábado para os oitavos de final da Taça de Portugal, ao eliminar o Alverca, do segundo escalão, no desempate por grandes penalidades, após o empate 2-2 no final do prolongamento.
Corpo do artigo
Em jogo da quarta eliminatória, disputado no Complexo Desportivo de Alverca, os ribatejanos estiveram a vencer no tempo regulamentar, com golos de Alysson Silva, aos 39 minutos, e Anthony Carter, aos 46, mas Zoabi, aos 88, e Clayton, aos 90+5, na transformação de uma grande penalidade, levaram o jogo para o prolongamento.
Sem golos no prolongamento, o vencedor foi encontrado através da marca de penálti, com Jhonatan, guarda-redes do Rio Ave, a ser a figura do encontro, defendendo dois castigos máximos.
Vasco Botelho da Costa, técnico do Alverca, da II Liga, pediu uma exibição a roçar a perfeição frente ao Rio Ave, e o conjunto ribatejano foi superior ao adversário na primeira parte, chegando à vantagem aos 39 minutos, na sequência de um lance de bola parada.
Andrezinho cobrou o livre para a entrada de Alysson Silva, ao segundo poste, encostar de pé direito para o 1-0, já depois de o Alverca ter criado várias situações de golo, em remates de Brenner Lucas, Anthony Carter e Thauan Lara, travados pelo guarda-redes Jhonatan.
A formação vila-condense, orientada por Petit, teve algumas condicionantes para a visita ao Ribatejo, e só conseguiu reagir perto do intervalo, através de um remate de Medina que saiu enrolado junto ao poste.
A abrir o segundo tempo, o Alverca ampliou a vantagem, por Anthony Carter, após passe de David Bruno, com o avançado australiano diante de Jhonatan a atirar a contar, na sequência de uma perda de bola de um defensor do Rio Ave.
Aproveitando a desvantagem numérica do Alverca, devido à expulsão de Thauan Lara, a formação vila-condense instalou-se no meio campo contrário e, após um final de loucos, conseguiu levar o jogo para prolongamento.
Zoabi reduziu para 2-1, assistido por Kiko Bondoso, e depois foi Clayton, de penálti, após mão na bola de Alysson Silva na grande área, a empatar o jogo a duas bolas já em tempo de compensação.
No prolongamento, e em inferioridade numérica, o Alverca ainda dispôs das melhores chances para voltar a marcar, mas Jhonatan impediu o golo por duas vezes, e nas grandes penalidades o guarda-redes do Rio Ave acabou por tornar-se o herói da partida.