Clube de Gaia apenas tem um ano de vida e insere-se num projeto que visa promover a prática da natação
Corpo do artigo
O clube Os Tubarões de Gaia está localizado perto do bairro de Vila d"Este, em Vila Nova de Gaia. O projeto iniciou-se em setembro do ano passado com o objetivo de fomentar a prática da natação, numa região em que não há muitas opções no que toca a esta modalidade. É uma iniciativa integrada na Escola de Natação de Gaia e apenas alberga os atletas de competição, que representam o clube durante o fim de semana nas provas. "A ideia partiu de um grupo de pais, que queriam uma vertente competitiva para os filhos, em vez de só praticarem a natação como aprendizagem", afirma Carla Cruz, a presidente do clube.
"Em termos de apoios, tanto a Câmara, como os pais dos atletas são fundamentais, pois sem eles não teríamos uma estrutura organizada, e muito menos instalações de treino", continua a líder. O clube veio combater uma necessidade da cidade, uma vez que antes havia muitos atletas a irem de Gaia para outras localidades, para praticarem competitivamente a modalidade e agora verifica-se o inverso, com vários atletas de fora a procurarem o clube. Como prova dessa procura, já há uma lista de espera. Neste momento, os Tubarões de Gaia contam com cerca de 100 atletas.
Todos os elementos da Direção são voluntários, pois o clube não tem capacidade para empregar nenhum membro. "Os maiores objetivos atualmente são conseguir uma sede física, bem como arranjar equipamentos oficiais", informa Carla Cruz. "Infelizmente os apoios na natação não são tantos como noutras modalidades, mas o espírito familiar que se vive à volta do clube é muito importante na escolha dos pais". Mesmo assim, o clube já conta com um palmarés interessante com alguns troféus nacionais, mesmo que só tenha um ano de existência.
"O mais difícil, para além de encontrar voluntários que nos queiram apoiar na missão de levar o clube ao topo da natação em Portugal, é conseguir ajudas. Se queremos algo mais, somos nós que temos de procurar. Mas quem cá está é parte integrante do sucesso atual, que leva a que os nossos atletas cheguem às provas regionais e nacionais e consigam ganhar medalhas".
Sendo a natação um desporto tão completo, pois trabalha todos os músculos do corpo, bem como a parte física e psicológica, o empenho é fundamental. Neste sentido a presidente procura fazer a parte que lhe compete, estando presente em todas as competições oficiais do clube, para dar apoio aos atletas, numa prova de que a parte diretiva não deve estar separada da parte técnica do desporto. Especialmente num "clube de família", como a presidente gosta de lhe chamar.
B.I.
Tubarões de Gaia
Fundação: 06/09/2018
Sócios: 70
Atletas na formação: 102
Palmarés: campeões nacionais de 200 metros mariposa femininos, em infantil B; campeões nacionais em 200 metros bruços femininos em infantil B
Treinos: De segunda-feira a sábado
Horários: das 18h às 22h
Mensalidade: 20 euros