O Málaga, adversário do F.C. Porto na Liga dos Campeões em futebol, foi excluído da próxima edição das competições europeias para a qual se qualificar nas próximas quatro épocas, por incumprimento financeiro, anunciou a UEFA.
Corpo do artigo
O órgão de Controlo Financeiro de Clubes, presidido pelo português Cunha Rodrigues, decidiu impedir o Málaga de participar na primeira edição das provas continentais (Liga dos Campeões e Liga Europa) para a qual se conseguir apurar nas épocas 2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2016/17.
A UEFA impôs também ao clube espanhol, no qual alinham os portugueses Eliseu e Duda, a obrigatoriedade de provar até 31 de março de 2013 que não tem dívidas para com clubes, jogadores e fiscais, sob pena de ser excluído das competições europeias por uma segunda época durante as próximas quatro temporadas.
O órgão presidido pelo antigo Procurador-Geral da República Portuguesa decidiu também multar o Málaga em 300 mil euros e libertar a verba referente aos prémios monetários devidos ao clube espanhol pela participação na Liga dos Campeões, que reteve a 11 de setembro como medida de precaução.
A UEFA anunciou as sanções impostas ao Málaga um dia depois de o sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões ter colocado o clube da Andaluzia no caminho do F.C. Porto, campeão português.
O órgão de Controlo Financeiro de Clubes puniu ainda mais sete clubes, mas, para já, não excluiu nenhum deles: Dínamo de Bucareste, Rapid de Bucareste, Partizan Belgrado, Hajduk Split e Osijek foram multados e têm de provar até 31 de março de 2013 que não têm dívidas e o Vojvodina e Arsenal Kiev foram apenas multados.