Bernardo Freitas e Francisco Andrade voltaram a estar em bom plano e continuam no quarto lugar da classe 49er, num dia marcado pela estreia de João Rodrigues e pelo cancelamento da acreditação de Carolina Borges.
Corpo do artigo
A velejadora naturalizada portuguesa, mas de origem brasileira, deveria ter iniciado esta terça-feira a sua prestação, mas comunicou via "email" ao Chefe de Missão de Portugal, Mário Santos, que não iria competir por "razões médicas".
O elemento da equipa médica da Missão Olímpica nacional presente em Weymouth não foi contactado, pelo que a atleta será alvo de um processo de averiguações e o incidente suscitou o primeiro "caso" extra desportivo entre a equipa nacional presente em Londres2012.
Gorado o regresso de Portugal às competições de prancha olímpica - a última presença continua a pertencer a Catarina Fagundes em Atlanta1996 -, as atenções recaíram na dupla do Clube Naval de Cascais, que fez um 10.º e um 9.º e continua dentro do "top 10" da Classe 49er.
"Foram duas regatas com vento forte. Na primeira, andámos perto dos cinco primeiros, mas não conseguimos melhor. Na segunda, demos uma boa resposta depois de uma má largada e conseguimos recuperar bem", afirmou Francisco Andrade, em declarações ao gabinete de imprensa da Federação Portuguesa de Vela.
Bernardo Freitas considera que voltou a ser "um dia positivo, dentro do objetivo de estar entre os 10 primeiros", mas prefere não entrar em "euforias".
Na frente estão os australianos Nathan Outteridge/Iain Jensen, seguidos dos neo-zelandeses Peter Burling/Blair Tuke e dos dinamarqueses Allan Norregaard/Peter Lang.
João Rodrigues, de 42 anos, iniciou a sua sexta presença olímpica, um recorde de sempre no desporto português, com um 20.º e um 16.º nas duas regatas disputadas, terminando o dia na 17.ª posição.
Na primeira regata, o português fez uma proiva em recuperação e, na segunda, manteve uma prestação regular, sem grandes variações.
O vento forte que se fez sentir no campo de regatas favoreceu o holandês Dorian Van Rissejlberge, que este ano se sagrou campeão do mundo em Weymouth, líder da classificação com duas vitórias nas regatas da jornada.
O polaco Przemyslaw Miarczynski e o alemão Toni Wilhelm são segundo e terceiro, respetivamente.
Sara Carmo esteve em bom plano no segundo dia de competição do Laser Radial, mas continua a não beneficiar das melhores condições meteorológicas, tendo em conta o vento forte que se regista na localidade a 300 quilómetros de Londres.
A velejadora, que se estreia em olimpíadas, foi 17.ª e 20ª e ocupa o 24º lugar da geral, com 91 pontos.
"Está ser muito interessante a experiência. As expetativas que tinha em relação aos Jogos correspondem à realidade. Tenho pena que não esteja menos vento, mas estou a melhorar nas últimas semanas. Hoje foi bom, consegui mesmo rondar uma bóia em quarto, mas depois é difícil aguentar o lugar", referiu.
A irlandesa Annalise Murphy, terceira nos Mundiais de 2012, também em Weymouth, lidera a classificação, a belga Evi Van Acker está na segunda posição, com a holandesa Marit Bouwmeester a completar o pódio.
Nos Laser, Gustavo Lima foi 27.º e 35.º nas duas regatas disputadas e terminou a jornada na 29.ª posição.
O australiano Tom Slingsby, pentacampeão mundial, mantém o comando, com o cipriota Pavlos Kontides e o sueco Rasmus Myrgren nas posições seguintes.
Afonso Domingos e Frederico Melo estiveram esta terça-feira em bom plano com um nono e um décimo, mas mantêm o 16.º lugar da geral, com 63 pontos, depois do primeiro descarte (o 16.º na quinta regata).
Os britânicos Iain Percy/Andrew Simpson estão na frente, mantendo um animado "duelo" com os brasileiros Robert Scheidt/Bruno Prada, enquanto os suecos Fredrik Loof/Max Salminen fecham os lugares de pódio.
No Elliott 6m -- Match Racing feminino, a tripulação Rita Gonçalves/Mariana Lobato/Diana Neves realizaram dois matches, tendo sido derrotadas pelas neozelandesas Stephanie Hazard/Jenna Hansen/Susannah Pyatt e pelas russas Ekaterina Skudina/Elena Syuzeva/Elena Oblova.
A tripulação soma seis derrotas em outros tantos "matches" e ocupa a 11.ª posição da geral.
Lideram as australianas Olivia Price/Nina Curtis/Lucinda Whitty, seguidas pelas espanholas Tamara Echegoyen/Sofia Toro/Angela Pumariega e das Ekaterina Skudina/Elena Syuzeva/Elena Oblova.