Apenas os 23 comboios definidos como serviços mínimos circularam, esta sexta-feira de manhã, no Grande Porto devido à greve da CP.
Corpo do artigo
Segundo a porta-voz Ana Portela, nos comboios urbanos do Porto, "até às 8 horas, estavam previstos 23 comboios de serviços mínimos, que se realizaram todos".
Contactado pela Lusa, Ilídio Pinto, do Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ), afirmou que "a adesão à greve é de 100%", sendo que esta manhã "apenas funcionaram os serviços mínimos".
Esta greve, considerou o sindicalista, demonstra que "os maquinistas sabem o que querem e que quando há greve é para aderir".
A paralisação prolonga-se até domingo, dia de Natal, estando já marcado um novo período de greve para 1 de Janeiro, bem como ao trabalho extraordinário até ao final deste mês.
A CP e sindicato estiveram reunidos durante a noite de quinta-feira, sem chegar a consenso, depois de a empresa ter convocado a estrutura para uma reunião às 19 horas, após ambas as partes terem manifestado vontade de negociar.
A reunião foi interrompida às 22.15 horas, a pedido do sindicato, que indicou posteriormente à Lusa, e antes de a reunião ter sido dado como terminada, que decidira manter a greve porque não aceitava a contraproposta da CP relativa aos processos disciplinares instaurados aos maquinistas, e que estão na origem da paralisação.
O sindicato exige que a transportadora reavalie todos os processos disciplinares, visando o seu arquivamento, no respeito pelos acordos firmados a 21 de Abril e 9 de Junho.
Mas, segundo o presidente da estrutura, António Medeiros, a empresa apenas se compromete a arquivar os processos que considera, a seu modo, terem irregularidades.
De acordo com o Sindicato dos Maquinistas, foram instaurados processos disciplinares a 200 maquinistas, por, entre outros motivos, não terem cumprido os serviços mínimos decretados em greves anteriores e por não terem comparecido no seu local habitual de trabalho.
Desde Fevereiro, as greves na CP já causaram um prejuízo acima dos dois milhões de euros, de acordo com a transportadora.