O presidente da Associação Nacional de Transportadoras garantiu, esta quinta-feira, que a greve geral em Espanha ainda não causou entraves à passagem dos camiões de carga portugueses, mas recomendou aos camionistas que respeitem as ordens dos "piquetes".
Corpo do artigo
"As informações que temos é que não há nenhum entrave até ao momento, quer na circulação, quer nas fábricas", disse à agência Lusa Artur Mota, acrescentando que os associados com quem já falou relatam que as viagens estão a correr normalmente.
O presidente da Associação Nacional de Transportadoras considera, no entanto, que será mais provável registarem-se problemas com os camionistas que fazem o percurso Portugal-Espanha e Espanha-Portugal do que na circulação para o resto da Europa.
"A Espanha é um país de circulação para a Europa", mas "não consta que nas autopistas [autoestradas] a caminho de Irúm haja algum problema. O maior enfoque será certamente no serviço ibérico, ou seja, quem anda a fazer Portugal-Espanha e Espanha-Portugal", afirmou.
Por isso, Artur Mota recomenda aos transportadores que respeitem as ordens dos "piquetes" de greve. "Recomendamos aos transportadores e aos motoristas em particular que estão no terreno que, se algo de extraordinário surgir, respeitem as ordens, respeitem os ditos 'piquetes', se é que eles existem - e esses piquetes serão certamente mais complicados a nível dos pólos industriais, das fábricas, dos centros logísticos - e depois fazemos o resto da viagem amanhã", disse.
Espanha vive a oitava greve geral da democracia espanhola, num protesto convocado pelas principais centrais sindicais contra a polémica reforma laboral aprovada pelo Governo de Mariano Rajoy e que o Executivo insiste em manter.
Piquetes informativos estão instalados desde as 00.00 horas em vários locais do país, nomeadamente nos grandes pontos da rede de transportes e nos principais mercados de distribuição.
Em causa está a reforma laboral aprovada pelo Executivo em fevereiro e que, desde aí, suscitou já duas jornadas de manifestações nas principais cidades espanholas, onde participaram dezenas de milhares de pessoas.