O consumo de café em cápsulas está imparável. Os portugueses gastaram, no ano passado, 205,9 milhões de euros na aquisição deste produto nos híperes, supermercados e lojas tradicionais, um aumento de 9% face a 2017.
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Em quantidade, o incremento foi de 11% para 5,2 milhões de quilos. As cápsulas já valem 79% do mercado doméstico de café torrado que, por sua vez, pesa 82% do total do café vendido no retalho. A tendência é para manter a trajetória ascendente.
Segundo dados da Nielsen, o mercado doméstico de café torrado (onde se incluem misturas e sucedâneos) gerou vendas de 260,2 milhões em 2018, mais 6% que no exercício homólogo. Já o consumo de cafés solúveis aumentou 2% para 57,5 milhões. O retalho garantiu assim vendas de café de 317,7 milhões no ano passado, mais 5,6%.
O incremento foi sobretudo impulsionado pelo segmento das cápsulas, sendo que 58% das vendas deste produto foram feitas em promoção. Ramiro Vaz, o especialista da Nielsen no setor, sublinha que "é o único formato responsável por trazer mais lares compradores, colocá-los a ir mais vezes às compras e a gastarem mais em cada dia". Na sua opinião, a inovação, associada à conveniência e a um toque premium, é a "receita para o sucesso" das cápsulas, que deverão continuar a crescer. É também previsível o aparecimento de um maior número de marcas.
Cláudia Pimentel, secretária-geral da Associação Industrial e Comercial do Café, defende, no entanto, que se irá registar um abrandamento nas vendas desta categoria, devido aos elevados crescimentos dos últimos anos e a uma maior consciência ambiental. A responsável adianta que "está a voltar à moda o consumo por "brewing", que poderá ser feito através de equipamentos de extração".
Apostar nas exportações
A indústria portuguesa do café, constituída por mais de seis dezenas de empresas, tem vindo a apostar na exportação, procurando evidenciar as características distintivas do café produzido no país. O selo "Portuguese Coffee, a blend of stories", impresso nas embalagens, serve de alavanca na abordagem aos mercados externos.
500 milhões de euros por ano
O mercado interno do café vale anualmente mais de 500 milhões de euros. Cerca de 80% dos portugueses são consumidores diários de café.
68 milhões são da exportação
No ano passado, as exportações caíram cerca de 4%, para 68 milhões de euros. Espanha foi o principal mercado, seguido por França.